"Tu es Petrus et super hanc petram ædificabo Ecclesiam meam et portæ inferi non prævalebunt adversus eam"

terça-feira, 9 de março de 2010

"ECONOMIA E VIDA"


A Campanha da Fraternidade 2010 é a terceira ecumênica, realizada em parceria com as demais igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), como já ocorrido em 2000 e em 2005. Com o seu lema extraído de Mateus 6, 24, “vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” ela nos convida a uma correta política do uso dos bens materiais, que busque a superação da ganância, da avareza e do consumismo desregrado, agradando a Deus e colocando-se sempre disponível à promoção da vida e do bem comum.

O dinheiro não pode ser em nossas vidas um ídolo que nos controla a consciência, movendo-nos à prática materialista do consumismo, onde o “ter” é mais importante do que as pessoas, e a abundância desnecessária é indiferente a tantos que não têm nem mesmo o essencial para sua sobrevivência e bem-estar. É preciso abrir-nos a uma economia que seja solidária com os mais pobres e excluídos de nossa sociedade, para que também eles tenham sua dignidade humana salvaguardada, e tenham acesso ao conjunto de condições sociais necessário ao seu integral desenvolvimento pessoal.

É de suma importância desenvolver em nós a consciência de que a solução para os problemas sociais não dependem apenas dos governantes, ou daqueles que detêm o poder aquisitivo, não é apenas de denúncias e passeatas que consistem os passos para um mundo melhor, todos nós temos a nossa parcela de contribuição para uma um sociedade mais justa e fraterna, e para isto, se faz necessário cuidarmos melhor do meio ambiente em que estamos inseridos, potencializar a nossa caridade para com os menos favorecidos, sermos mais justos em nossas relações, encarando cada individuo do nosso convívio não como uma mercadoria, mas como pessoa muito amada por Deus.

Além disso, é utópico achar que sozinhos, ou que apenas com os nossos escassos recursos humanos, nós iremos mudar o mundo. A caridade sem Deus é vazia de eficácia! O homem só será bom quando conhecer a Bondade, só vai amar quando for tocado pelo Amor e só será justo quando tiver o seu coração verdadeiramente convertido Àquele que é o justo juiz.

O Tempo da Quaresma, no qual é trabalhada a Campanha da Fraternidade, nos convida à conversão. voltemos ao Senhor! Sejamos mais fraternos e solidários, testemunhemos o Deus de amor e justiça com nossas vidas, Ele nos chama, nos envia e nos dará a força necessária para sermos “sal da terra e luz do mundo” (Cf. Mt 5, 13-15).

Um comentário:

  1. `Que nós realmente possamos fazer a prática da caridade nesse tempo quaresmal e que se estenda até o fim do ano e o recomeço dos próximos que estão por vir com a graça de Deus.Que sejemos unidos em nossas comunidadesb p/um bem comum enviar o santo Evangelho aos corações daqueles que nescessitam de um toque de esperança ´

    ResponderExcluir