"Tu es Petrus et super hanc petram ædificabo Ecclesiam meam et portæ inferi non prævalebunt adversus eam"

domingo, 18 de abril de 2010

CARDEAL ANGELO SODANO REPRESENTARÁ O PAPA NOS FUNERAIS NA POLÔNIA


Bento XVI nomeou como seu representante nos funerais do presidente da Polônia, Lech Kaczyński , o decano do colégio cardinalício, cardeal Angelo Sodano, que presidirá uma missa por todas as vítimas e outra pelo casal presidencial.

Os funerais de Kaczynski e sua esposa Maria, mortos no sábado passado em um desastre aéreo com outras 95 pessoas, serão realizados neste domingo na Basílica de Santa Maria de Cracóvia, segundo informou a Conferência Episcopal da Polônia.

Participarão da cerimônia vários cardeais e bispos poloneses e extrangeiros, além de personalidades, autoridades e chefes de Estado de todo o mundo, entre eles o rei da Espanha, Juan Carlos I, o presidente dos EUA, Barack Obama, e o primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Os restos mortais do casal presidencial serão sepultados em uma cripta na catedral do Castelo de Wawel, onde jazem reis e outras grandes personalidades históricas da Polônia.

Para o episcopado, este “é um lugar digno para preservar a memória tanto vítimas do massacre de Katyn, que completa 70 anos, como do presidente polonês e de todas as pessoas mortas servindo ao seu país”.

O cardeal Sodano também presidirá a missa que será celebrada na praça Pilsudski de Varsóvia no sábado, dedicada à memória das vítimas do acidente, que se dirigiam a Smolensko para a cerimônia de 70 anos do massacre de Katyn.

Depois desta missa, às 18 horas, será realizada a cerimônia de despedida do casal presidencial, na catedral de São João, na capital polonesa.

Ali será celebrada uma missa de corpo presente, presidida pelo arcebsipo metropolitano de Varsóvia, Dom Kazimierz Nycz.

Após a missa, haverá uma vigília de oração até as 7 da manhã de domingo, quando serão transladados para a Cracóvia os restos mortais do presidente Kaczynski e sua esposa.

Em Cracóvia, após a missa na Basílica de Santa Maria, o cortejo fúnebre seguirá para a catedral de Wawel.

Os ataúdes serão finalmente depositados na cripta deste santuário, de grande importância para toda a Polônia. A liturgia será presidida pelo arcebispo de Cracóvia, cardeal Stanislaw Dziwisz.

“O desastre aéreo de Smolensko, ocorrido nas proximidades da floresta de Katyn e que comoveu nosso país, suscitou não apenas na Polônia como também para além das fronteiras nacionais, emoções profundas, sentimentos de solidariedade e amizade”, indica um comunicado dos bispos da Polônia.

“Esta solidariedade nos ajuda a seguir adiante, e, especialmente, às famílias das vítimas”, continua o texto.

Entre as vítimas do acidente está o bispo católico Tadeusz Ploski, o arcebispo ortodoxo Miron Chodakowski e o pastor militar evangélico Adam Pilsch, além de outros sete sacerdotes cujos funerais serão realizados nos próximos dias.

Por Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário